29/05/2021

Qual o valor de um meteorito?

Muitos pensam que todos os meteoritos valem uma grande fortuna, o que não é verdade. Claro que existem meteoritos que são realmente muito valiosos, podendo ser vendidos por mais de mil dólares o grama, como alguns lunares, mas a maior parte das quedas e achados não possui um valor de mercado tão alto assim.


Os meteoritos costumam ser vendidos por grama, mas não há uma cotação específica como o ouro, por exemplo. O valor comercial é determinado por inúmeros fatores.


Os tipos mais raros de meteoritos, como os lunares, marcianos e alguns outros tipos de acondritos, são muito mais valiosos do que os condritos ordinários, que são os meteoritos mais comuns (80% das quedas e 37% dos achados). 


Um meteorito que teve sua queda observada também vale mais do que um achado, sendo que os achados nos desertos valem menos do que os que foram encontrados em outros locais. 


Outro fator que influencia o valor do meteorito é a sua disponibilidade no mercado. A queda de um meteorito pode espalhar fragmentos por uma enorme área, chamada de elipse de dispersão. Quanto maior a quantidade de material recuperado e disponível no mercado, menor será o seu valor. 


Os meteoritos bem preservados e com uma boa aparência estética são mais valorizados, assim como os que foram analisados em laboratório e oficialmente catalogados junto ao Meteoritical Society.


Alguns meteoritos também despertam maior interesse dos colecionadores e se tornam mais valiosos. É o caso de  meteoritos com grande importância científica ou histórica,  meteoritos que adquiriram algum formato aerodinâmico durante a entrada na atmosfera e os hammers, meteoritos que atingiram algo durante a queda, como casas, carros ou animais. 


Fragmento do meteorito Porangaba. Crédito: Higor Martinez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário